agricultura
Nova Galícia sedia I Seminário de Indicações Geográficas de Major Gercino.
Nova Galícia sedia I Seminário de Indicações Geográficas de Major Gercino. Registro é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria. Na quinta-feira, 13, realizou-se na comunidade de Nova Galícia, o I Seminário de Indicações Geográficas de Major Gercino. O objetivo do evento foi de incentivar, mobilizar e dar conhecimento a comunidade da importância das Indicações Geográficas para o Desenvolvimento Territorial Sustentável no município de Major Gercino, através do reconhecimento e registro das indicações geográficas do Queijo Diamante e da Região Vitivinícola de Pinheiral e Nova Galícia.
O registro de Indicação Geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer. O seminário, que ocorreu no salão da igreja de Nova Galícia, contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, entre agricultores, estudantes do ensino médio, técnicos e representantes de diversas instituições. Além das palestras, o evento ainda teve a exposição e degustação de produtos locais e tradicionais como vinhos, queijos, geleias e produtos orgânicos. O evento contou com a participação dos palestrantes Eliane Müller, diretora executiva da Associação dos Bananicultores de Corupá (Asbanco), que destacou sobre a IG da Banana de Corupá, Andréia Meira, coordenadora do projeto Queijo Artesanal Serrano que falou sobre a IG Campos de Cima da Serra e Belisa Gaudereto sobre Patrimônio Cultural e Produtos Artesanais e a moderação de Paulo Arruda, analista técnico de extensão rural da Epagri e mestre em Indicações Geográficas.
O evento também contou com a participação do superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar em Santa Catarina, José Fritsch, da vice-prefeita da Major Gercino, Viviane Booz, do Secretário Geral da Fetaesc, Adriano Gelsleuchter, da gerente regional da Epagri de Florianópolis, Adriana Tomazi, além de secretários municipais de Major Gercino, vereadores, representantes sindicais da micro-região de Florianópolis Norte, extesionistas rurais da Epagri de Botuverá, Guabiruba e Canelinha, consultoras do Sebrae da regional de Brusque, diretoras dos colégios estaduais, gerentes de cooperativas de crédito, secretários municipais de Nova Trento e Canelinha, entre outras instituições. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Epagri e Sebrae.
Galeria de Fotos
-
-
-
{{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
-
{{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Informações Relacionadas
Notícias
-
agricultura 17 mai
Duas queijarias recebem Selo Arte para queijo colonial Diamante, em Major Gercino.
-
agricultura 12 mai
Anunciadas novas determinações sobre a obrigatoriedade do uso da Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural.
-
agricultura 10 mai
Certificado de Registro de Estabelecimento junto ao S.I.M., para a Associação dos Criadores de Abelhas de Pinheiral e Região - ACAPI.
-
agricultura 06 dez
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) estará na prefeitura de Major Gercino, para fazer a emissão da matrícula do imóvel.