defesacivil
Defesa Civil de Major Gercino recebe o PAE - Plano de Ação de Emergência, da PCH Angelina

Publicado em 19/07/2019 às 08:28 - Atualizado em 19/07/2019 às 08:28

Por estar localizada na principal zona de impacto direto em caso de rompimento da barragem da PCH de Angelina, a Defesa Civil de Major Gercino recebeu hoje 18/07/2019 o PAE – Plano de Ação de Emergência.

Pertencente à Lumbrás Energética S.A, a PCH Angelina tem a casa de força localizada em Major Gercino e o reservatório em Angelina.

Nos estudos de rompimento, foram identificadas 1.110 edificações em Major Gercino , que podem ser afetadas. As famílias que ali residem, serão notificadas e receberão orientações sobre como agir em uma situação de emergência, informou a coordenadora da Defesa Civil Sabrina Abramovicz, onde relatou que este documento servirá de suporte para a elaboração dos planos de contingência municipais, onde deverá ser instalado um sistema de alerta sonoro ou outra solução tecnológica de maior eficiência para alertar a população presente na ZAS em caso de ruptura da estrutura.

Segundo a administração municipal, a preocupação com rompimentos de barragens hidrelétricas se dá normalmente em períodos de fortes chuvas, já que são barragens que armazenam água para produção de energia elétrica. Porém, a PCH Angelina possui um PSB (Plano de Segurança de Barragens)
atualizado que, em geral, visa garantir a segurança de barragens de maneira a reduzir a possibilidade de acidente e promover o monitoramento da estrutura.

O presente PAE, desenvolvido pela Geometrisa, é um documento formal que identifica situações de emergência onde seu plano estabelece de forma clara e objetiva as atribuições e responsabilidades dos envolvidos.