---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

educação
Feira de Alimentos Ultraprocessados nas Escolas

Publicado em 29/08/2018 às 10:29 - Atualizado em 29/08/2018 às 10:52

Como sequência das palestras feitas sobre os perigos da alimentação baseada em produtos ultraprocessados, foi proposto que os alunos desenvolvessem uma pesquisa sobre o rótulo dos produtos, e apresentassem aos colegas no dia da feira.

 

As professoras dividiram os grupos, e cada grupo ficou responsável por um produto. Na sequência a nutricionista complementava as explicações, tirava dúvidas dos alunos, e por fim fez uma apresentação sobre a diferença de alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados, e também sobre os componentes químicos e as consequências para o organismo.

 

Feira na Escola Municipal Josefina Boiteux

 

Na primeira apresentação os alunos explicaram sobre o rótulo do miojo e do refrigerante de cola, quantificando o açúcar, a gordura e o sódio, presente nestes produtos. A segunda apresentação foi da pirâmide alimentar, a terceira foi um poema sobre alimentação saudável e produtos industrializados, a quarta foi a explicação dos bonecos que comem produtos saudáveis e produtos ultraprocessados. A última apresentação foi uma cantiga de roda, sobre alimentação saudável e in natura.

 

 

 

Feira na Escola Tercílio Bastos

 

Produtos: Salgadinhos, achocolatado de caixinha, iogurte, hambúrguer

 

Produtos: Barra de chocolate, Miojo, Margarina, Refrigerante.

 

Produtos: pizza congelada, maionese.

 

 

Feira na Escola Manoel Vicente Gomes

 

Produtos: Suco em pó, pizza, refrigerantes, salgadinhos, miojo, barra de chocolate